Cuidados com a Saúde Bucal das Crianças

Oralfix Odonto | Estética Dental - Cuidados com a Saúde Bucal das Crianças

Cuidados com a Saúde Bucal das Crianças

Dicas odontologia, Odontopediatria, Prevenção

Os dentes de leite são muito importantes para a criança. Muitas vezes os pais não dão a importância adequada aos dentes de leite. Após a perda dos dentes de leite surgirão os dentes permanentes, no entanto, se ocorrer alguma doença nos dentes de leite é bem provável que os dentes permanentes serão afetados.
Na Odontopediatria, a prevenção é o melhor tratamento. Um bom acompanhamento e alguns procedimentos simples são suficientes para que a criança cresça sem nenhum problema bucal.

Os procedimentos mais comuns na Odontopediatria são: Aplicação de fluor periodicamente, evitando o aparecimento de cáries e desmineralizações do esmalte dos dentes, aplicação de selantes e verniz com fluor, também para que a cárie não atinja os dentes de leite e os novos dentes permanentes. Os procedimentos mais invasivos como remoção de carie, restaurações, tratamento endodontico no dente de leite e outros que cause algum desconforto para criança só são necessários se ocorrer negligencia na prevenção.

Os bebês também precisam de cuidados especiais antes mesmo do surgimento de dentes, os pais devem seguir corretamente a orientação de Odontopediatria para que não ocorra problemas bucais. Entre o 2º e 4º mês de vida os hábitos de higiene e alimentação são imprescindíveis para o bem estar do bebê, essa idade também é a ideal para a familiarização da criança com o ambiente odontológico.

  • É muito importante criar um costume saúdavel de tratar os dentes desde criança. Isso pode influenciar pra vida inteira.